Blog Te Dou um Dado?

No cantinho da Maçã, Dercy Gonçalves é mais que a maçã da vez

Dolores Gonçalves Costa, 101 anos (ou 103, como ela dizia) de uma vida vivida alegremente. Dercy nasceu artista e morreu artista. Venceu a pobreza, a discriminação e o preconceito. Rompeu as barreiras da hipocrisia através dos inúmeros palavrões que pronunciou. Ok, o palavrão pode ter sido uma de suas características, mas Dercy foi muito mais que palavrões. Dercy revelou faces de uma artista completa, modificou o seu tempo, alegrou milhões de pessoas. Essa mulher foi primeira brasileira a levantar a bandeira a favor de outras mulheres, além de ter contribuído e muito para o progresso do teatro e da dramaturgia.

Ela marcou uma geração com sua ousadia. Dona de um humor escachado, a Rainha do palavrão foi muito criticada até mesmo por falsos moralistas, mas como ela mesma dizia: – Ah! Vão se f… ! “Palavrão, meu filho, é condomínio, palavrão é fome, palavrão é a maldade que estão fazendo com um colírio custando 40 mil réis, palavrão é não ter cama nos hospitais”.

Mulher respeitada, admirada e reverenciada como uma das maiores artistas de todos os tempos.

Dercy nos deixou em 19/07/2008 e o céu nunca foi o mesmo com a sua inusitada e inesperada chegada. Deu um furdunço lá em cima! Ela chegou tocando o Zaralho!

– P… isso aqui não tem nada haver com o que imaginei! Tem certeza que essa P… é o céu? Cadê Pedro?

– São Pedro já chegará para acertas algumas contas com a senhora!

-Senhora é o caralho e eu não devo nada a filha da p… nenhum! E outra coisa, para mim é Pedro, esse “São” você enfia onde quiser.

– A Senhora fala muito palavrão!

– Senhora é sua mãe, p…! E já disse e repito, o palavrão está na cabeça de quem escuta.

– Outro palavrão Dona Dercy?

– Ah! Vai se f…

Nesse momento chega São Pedro.

– Dona Dercy! Eu sou São Pedro. Seja bem vinda.

– Porra, Caralho, PQP! Não é que eu estou na porra do céu mesmo! Que merda, não é que eu morri! E esquece esse negócio de Dona Dercy, que eu não sou dona de p… nenhuma.

E assim como aos 84 anos, desfilou no carnaval mostrando os seus seios, assim também fez ao atravessar os portões do céu repetindo: “Eu sei muito bem que eles já estão feios, murchos (não sou cega!), mas, e daí?”

E assim Dercy partiu feliz, da mesma forma em que fez felizes seus milhares de fãs e admiradores.

Há quem diga que Deus era seu fã e a sua chegada foi seu primeiro espetáculo no céu!

Hoje pergunto o que realmente são palavrões: os que Dercy pronunciou ou as safadezas do governo Brasileiro que ouvimos, lemos e vemos diariamente?

by Urgh.us